100 anos de Marie-Louise von Franz

100 anos de Marie-Louise von Franz

am-vonfranzO centenário do nascimento de Marie-Louise von Franz é comemorado neste mes. Von Franz foi uma grande seguidora de Jung, e até depois do seu falecimento continuou com suas pesquisas, analisando mais de 65 mil sonhos, escrevendo mais de 20 livros e gravando vários filmes.

Marie-Louise von Franz (Munique, 4 de janeiro de 1915 – Küsnacht, 17 de fevereiro de 1998), foi uma psicoterapeuta analítica, pesquisadora e escritora da Alemanha, mas ativa na Suíça, importante continuadora do trabalho de Carl Jung. Ela se tomou cidadã suíça, obteve o grau de Ph.D. em línguas clássicas pela Universidade de Zurique e adotou esse país como seu lar permanente.
Conheceu Jung em 1933 e permaneceu em contato com ele até sua morte em 1961. Fundou em Zurique o Instituto Carl Gustav Jung. Como psicoterapeuta analítica, analisou mais de 65 mil sonhos, escreveu mais de vinte livros e gravou vários filmes.
Em 1934 começa seu treinamento analítico com Jung. Para pagar esse treinamento começa a traduzir para ele textos em latim e grego, especialmente textos alquímicos. Como muitos desses textos tinham passagens em persa, volta a universidade para estudar árabe. Dessa maneira torna-se uma especialista em textos alquímicos e a principal colaboradora de Jung nesse assunto, escrevendo inclusive livros com ele sobre o tema.
Além da alquimia, Von Franz tornou-se uma especialista em interpretação de contos de fada – sob a ótica da psicologia analítica – tendo escrito inúmeros livros sob o assunto. Outros tópicos do seu interesse eram a sicronicidade, a relação entre a psique e a matéria e os números. Em um livro publicado em 1968 faz uma relação entre a estrutura matemática do DNA e os idiogramas do I Ching. Manteve, inclusive, uma intensa correspodência com Wolfgang Pauli, vencedor do prêmio nobel de física.
Em 1948 foi uma das co-fundadoras do Instituto C.G.Jung de Zurique, onde fez parte do corpo didático por 50 anos, até sua morte, em 1998. Ela colaborou de maneira fundamental na formação de inúmeros analistas junguianos das mais diversas nacionalidades e com isso e com suas obras tornou-se uma das mais importantes disseminadoras da psicologia junguiana, que também ajudou a construir.

Telefones: (19) 2537-5929 / 2537-3696
  (19) 97101-5909
Rua Moraes Barros, 2038
Bairro Alto - Piracicaba, SP