Educação Inclusiva

Educação Inclusiva

Vivemos um momento da história da educação brasileira, no qual a escola percebe-se diante da necessidade de se transformar. Levando em consideração as discussões sobre direitos humanos, inclusão social e educação inclusiva, que tem perpassado os movimentos sociais e as políticas públicas, não podemos considerar a escola apenas como lugar de transmissão de conhecimentos.
Desta forma faz-se necessário refletir a respeito do papel da escola na formação integral do aluno, na formação para cidadania, na formação para uma sociedade sem preconceitos e na formação para uma sociedade em que os direitos fundamentais de todas as pessoas sejam respeitados.
A escola inclusiva pode ser definida como aquela que educa todos os alunos em sala de aula regulares e proporciona a eles oportunidades educacionais adequadas e desafiadoras, porém ajustadas às necessidades e habilidades de cada um. Desta forma, os alunos com deficiência e aqueles sem deficiência tem a oportunidade de se preparar para a vida na comunidade aprendendo a viver e conviver com a diferença, a ser colaborativos e mais atuantes na sociedade. Os professores, por sua vez, ampliam sua visão do que é ensinar e aprender, desenvolvem a criatividade e crescem como pessoas e como profissionais.
Pensando em uma Educação de qualidade e nos conflitos que emergem na implementação da educação inclusiva, no que diz respeito à organização das escolas e das atividades desempenhadas pelos professores, o Instituto Eranos tem se preocupado com a formação continuada, oferecendo cursos ministrados por profissionais gabaritados e com vasta experiência na área, além de dispor de Consultoria e Assessoria às Instituições Escolares.

Valda Moda – CRP 06/42698-1: Psicoterapeuta, Pedagoga, Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Orientadora Profissional formada pelo método do Prof Leo Fraiman.

Telefones: (19) 2537-5929 / 2537-3696
  (19) 97101-5909
Rua Moraes Barros, 2038
Bairro Alto - Piracicaba, SP